Afinal, O Que é a Fé?

Hebreus 11:1-3

“Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”!

 

WIKIPEDIA:  (do Latim fide)[1] é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade[2] sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé acompanha absoluta abstinência de dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.

 

         1.1 – FÉ É UM DOM DE DEUS E UM FRUTO DO ESPÍRITO: I COR 12:9 “a outro no mesmo Espírito, a fé (PISTIS), a outro, no mesmo Espírito, DONS DE CURAR…”! ; GALATAS 5:22 (PISTIS) = FÉ!

  • – A FÉ É PARTE INTEGRANTE DA NOSSA ALMA: Deus nos criou com FÉ! Todos nós temos fé!

Alguns recebem o DOM DA FÉ para proveito comum… (I COR 12:7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”;  I COR 12:31 “Entretanto, procurai com zelo, os melhores dons”! – QUEM QUER MAIS FÉ, deve procurar com ZELO…!

Portanto, fé está muito longe do que muitos dizem ser ou acreditam ser… EMOÇÃO, DECISÃO, INCERTEZA, ALGO IMPROVÁVEL DE SER, SALTO NO ESCURO…!

1.3- FÉ É A CERTEZA que sustenta a nossa ESPERANÇA: (hupostasis = base, fundação, ato de colocar ou estabelecer sob, aquilo que tem um fundamento, estabilidade de mente, confiança, segurança…).

1.4- FÉ É CONVICÇÃO DE FATOS QUE JÁ ACONTECERAM E VÃO SE MANIFESTAR: (elegchos = verificação pela qual algo é provado ou testado; trazer à luz, expor…

 

 1.5 – A FÉ É UMA OFERTA A DEUS QUE MUITO LHE AGRADA: Hebreus 11:4 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…”!

Tudo o que a gente fizer para DEUS, tem que ser com Fé… – As nossas ofertas tem que ser acompanhadas pela fé… o nosso louvor… o nosso serviço…

 

1.6 – FÉ É A BASE PARA QUE POSSAMOS EXPERIMENTAR O SOBRENATURAL DE DEUS: Heb 11:11 “Pela fé também a própria SARA recebeu PODER para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade…”! – PELA FÉ MOISÉS celebrou a PÁSCOA… ATRAVESSOU O MAR VERMELHO como por terra seca…

 

ILUST.:  A Cura do Criado do Centurião… “Meu criado jaz, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente… Em verdade vos afirmo que nem em Israel achei fé como esta… VAI-TE E SEJA FEITO CONFORME A TUA FÉ. E, naquela mesma hora, o servo foi curado”! (Mateus 8:5-13). JESUS disse aos 2 cegos… “Credes que eu posso fazer isso? … Faça-se-vos conforme a vossa fé”! (Mateus 9:27-29)!

    1.7 – A FÉ É INSTRUMENTO DE SANTIFICAÇÃO PARA OS CRENTES: ROMANOS 6:1-8

V.8 “Ora, se já morremos com Cristo, CREMOS que também com Ele viveremos”!

Somos ensinados na Palavra a viver e a andar pela fé, pois “Tudo o que não provém de fé é pecado” (Romanos 14:23)!

    1.8 – A FÉ É TÃO IMPORTANTE QUE A ESCRITURAS VISAM PRODUZIR A FÉ EM NÓS: JOÃO 20:30-31 //  II TIM 3:14-16 “… e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela FÉ em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”!

A FÉ É TÃO IMPORTANTE que JESUS se preocupou ao ponto de dizer: “Porventura, quando eu voltar acharei FÉ na terra?”!  Por que Ele disse isso? – PORQUE AS PESSOAS facilmente perdem a Fé…!

 

      1.9 – FÉ É UMA DECISÃO : Eu decido crer ou não crer!

– ROMANOS 10:16-18 “Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: por toda a terra se fez ouvir a sua voz e as suas palavras até os confins do mundo”!

No final de MARCOS 16:14-18 “Finalmente, apareceu Jesus aos onze… e censurou-lhes a INCREDULIDADE e DUREZA DE CORAÇÃO… e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, quem porém não crer será condenado. Estes sinais hao de acompanhar aos que crêem: em meu nome, EXPELIRÃO DEMÔNIOS… falarão novas línguas, pegarão em serpentes… se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”!

 

CONCLUSÃO:  DEVEMOS FICAR COM A DEFINIÇÃO DE FÉ DA BÍBLIA: “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”!

ILUSTRAÇÃO: CONVICÇÃO (QUE VEM DA FÉ e que nós também chamamos de FÉ) É ESTUDADA NA PSICONEUROIMUNOLOGIA.

O Dr. Henry Beecher, prof. De Harvard, fez um experimento com 100 alunos de medicina e deu a 50 deles um comprimido BARBITURICO (estimulante) e aos outros 50, ANFETAMINA (tranquilizante) e disse a eles que eles estavam tomando drogas diferentes…. 50% deles desenvolveram EFEITO CONTRÁRIO Á DROGA TOMADA… PELA SUA CONVICÇÃO DO QUE ESTAVA TOMANDO!

O Dr, BERNIE SIEGAL, DE YALE, através dos seus experimentos, também concluiu sobre a POTENCIA DAS CONVICÇÕES, QUE SE TRATA DE UMA ORDEM INCONTESTADA AO SISTEMA NERVOSO para efetuar as MUDANÇAS DESEJADAS!

A grande conclusão científica é que AS NOSSAS CONVICÇÕES AFETAM O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO!

Portanto, FÉ É CIENTIFICAMENTE, UMA ORDEM INCONTESTADA QUE É DADA AO SISTEMA NERVOSO PARA PROMOVER AS MUDANÇAS…!

COMECE A DAR ESSAS ORDENS AO SEU CÉREBRO: Eu estou curado! Eu estou Feliz! Eu sou abençoado! Eu vou Vencer!

 

 

Ap. Wagner Tenório de Almeida

12/02/2017 – MIBA